A audiometria permite a avaliação da acuidade auditiva do sujeito, e por consequência determinar o grau de deficiência auditiva. Permite ainda caracterizar a audição remanescente.
Há vários exames de audiometria:
- Audiometria tonal
- Audiometria vocal
- Audiometria supraliminar
AUDIOMETRIA TONAL
A audiometria tonal ou audiometria de tons puros, tem por objectivo determinar o limiar auditivo para cada frequência dentro dum espectro de frequências que vai de 125 a 8000 Hz. Para cada som ou tom puro, fazemos variar a intensidade e pedimos ao doente para assinalar sempre que estiver a ouvir o som (por ex. levantar o dedo do lado do ouvido em que está a ouvir). Assim conseguimos definir o limiar auditivo para aquela frequência.
A apresentação dos sons é feita de duas formas:
Com os auscultadores colocados frente ao canal auditivo externo – curva aérea.
Com um auscultador colocado na mastóide (ponto ósseo atrás do pavilhão auricular) – curva óssea.
Registamos o limiar auditivo para as diversas frequências – a curva assim definida é o chamado audiograma tonal.
A relação entre as duas curvas do audiograma tonal – aérea e óssea – permite-nos distinguir entre dois tipos de deficiência auditiva (ou hipoacusia):
- Hipoacusia de transmissão – perturbação na transmissão do som até ao ouvido interno (lesão no canal auditivo externo e/ou ouvido médio)
- Hipoacusia neuro-sensorial – perturbação na transformação do som de energia mecânica em energia bioeléctrica e/ou dificuldade na propagação do impulso assim gerado até aos centros superiores (lesão no ouvido interno e/ou nervo estato-acústico).
AUDIOMETRIA VOCAL
Apresentam-se ao doente listas de palavras previamente definidas a intensidades diferentes, pedindo-se ao doente para as repetir.
Regista-se a percentagem de palavras correctamente repetidas pelo doente a determinada intensidade, definindo-se assim uma curva – curva de inteligibilidade ou discriminação da fala.
PROVAS SUPRALIMINARES
Algumas provas testam as características da audição a nível supraliminar. Entre elas citamos:
- Provas para avaliação do recobro (SISI teste, teste de Fowler, etc.)
- Provas para avaliação de adaptação auditiva anormal (tone decay)
- Limiar de desconforto