img1 2

Efectuam-se ainda outras provas para estudar os movimentos oculares em determinadas situações – provas de oculomotricidade (prova sacádica de perseguição ocular e optocinética).

fig1

Fig. 1 – ENG prova calórica com borboleta de Claussen, sendo possível diagnosticar uma lesão vestibular por hipofunção do ouvido direito

A videonistagmografia consiste no registo de movimentos oculares específicos designados nistagmos. O nistagmo é um movimento conjugado dos globos oculares composto por uma fase lenta, patológica, e uma fase rápida, de sentido inverso, compensatória. É o único sinal quantificável do síndrome vertiginoso.

A objectivação e quantificação deste sinal é feita através da Electronistagmografia (E.N.G.).

Pode fazer-se a observação directa do nistagmo espontâneo, quando exista, ou provocá-lo através de estímulos vestibulares.

A prova mais importante de provocação de nistagmos é a chamada prova calórica. Nesta prova vamos estimular o canal auditivo externo de cada ouvido separadamente com ar quente e frio (no total são quatro estimulações) para desencadear um reflexo (reflexo vestíbulo-ocular) que vai iniciar o movimento ocular específico – o nistagmo. Com esta prova conseguimos muitas vezes localizar a origem da lesão (se envolve o órgão periférico ou as vias centrais) qual o lado envolvido e ainda se é uma lesão hipofuncionante ou irritativa, hiperactiva.

VIDEONISTAGMOGRAFIA

CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO

Morada:
Avenida da República 1326
4º andar - sala 4.3 e 4.2
4430-192 Vila Nova de Gaia
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª das 14:00h às 18:00h
Marcação de consultas pelo telefone:
dias úteis das 10:00h às 12:30h
e das 14:00h às 20:00h

Telefone: 22 371 63 92 - 91 052 9735 | E-mail: clinicavertigemzumbido@gmail.com