Efectuam-se ainda outras provas para estudar os movimentos oculares em determinadas situações – provas de oculomotricidade (prova sacádica de perseguição ocular e optocinética).
Fig. 1 – ENG prova calórica com borboleta de Claussen, sendo possível diagnosticar uma lesão vestibular por hipofunção do ouvido direito
A videonistagmografia consiste no registo de movimentos oculares específicos designados nistagmos. O nistagmo é um movimento conjugado dos globos oculares composto por uma fase lenta, patológica, e uma fase rápida, de sentido inverso, compensatória. É o único sinal quantificável do síndrome vertiginoso.
A objectivação e quantificação deste sinal é feita através da Electronistagmografia (E.N.G.).
Pode fazer-se a observação directa do nistagmo espontâneo, quando exista, ou provocá-lo através de estímulos vestibulares.
A prova mais importante de provocação de nistagmos é a chamada prova calórica. Nesta prova vamos estimular o canal auditivo externo de cada ouvido separadamente com ar quente e frio (no total são quatro estimulações) para desencadear um reflexo (reflexo vestíbulo-ocular) que vai iniciar o movimento ocular específico – o nistagmo. Com esta prova conseguimos muitas vezes localizar a origem da lesão (se envolve o órgão periférico ou as vias centrais) qual o lado envolvido e ainda se é uma lesão hipofuncionante ou irritativa, hiperactiva.
VIDEONISTAGMOGRAFIA