img1 2

A acufenometria tem como objectivo avaliar as características psicoacústicas do acufeno ou zumbido. Por outras palavras, identificar algumas características do som subjectivo sentido pelo doente.

A audiometria permite a avaliação da acuidade auditiva do sujeito, e por consequência determinar o grau de deficiência auditiva. Permite ainda caracterizar a audição remanescente.

Este exame permite o registo do potencial eléctrico gerado na cóclea no processo de transformação do som de energia mecânica em energia bioeléctrica.

Com este exame avaliamos a distensibilidade da membrana timpânica para vários valores de pressão atmosférica no canal auditivo externo. Dá-nos uma noção da mobilidade da cadeia ossicular e do estado da cavidade timpânica (ouvido médio).

O som – energia mecânica é transformado em energia bioeléctrica a nível do ouvido interno e assim transmitido ao nervo auditivo e aos centros superiores.

O Reflexo Vestíbulo-Ocular é um reflexo importante para a estabilização do olhar durante os movimentos cefálicos. É o que nos permite olhar à nossa volta enquanto caminhamos, ou mexemos a cabeça sem sentir tonturas, capazes de fixar um objecto, cara ou letreiro.

A manutenção do equilíbrio nas diversas situações do dia-a-dia é uma tarefa complexa que envolve vários sistemas que informam o Sistema Nervoso Central da posição actual, que por sua vez vai integrar estas informações e a partir daí efectuar um conjunto de acções que visam a manutenção ou reaquisição do equilíbrio.

Efectuam-se ainda outras provas para estudar os movimentos oculares em determinadas situações – provas de oculomotricidade (prova sacádica de perseguição ocular e optocinética).

CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO

Morada:
Avenida da República 1326
4º andar - sala 4.3 e 4.2
4430-192 Vila Nova de Gaia
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª das 14:00h às 18:00h
Marcação de consultas pelo telefone:
dias úteis das 10:00h às 12:30h
e das 14:00h às 20:00h

Telefone: 22 371 63 92 - 91 052 9735 | E-mail: clinicavertigemzumbido@gmail.com