Exames Especiais
A acufenometria tem como objectivo avaliar as características psicoacústicas do acufeno ou zumbido. Por outras palavras, identificar algumas características do som subjectivo sentido pelo doente.
A audiometria permite a avaliação da acuidade auditiva do sujeito, e por consequência determinar o grau de deficiência auditiva. Permite ainda caracterizar a audição remanescente.
Este exame permite o registo do potencial eléctrico gerado na cóclea no processo de transformação do som de energia mecânica em energia bioeléctrica.
Com este exame avaliamos a distensibilidade da membrana timpânica para vários valores de pressão atmosférica no canal auditivo externo. Dá-nos uma noção da mobilidade da cadeia ossicular e do estado da cavidade timpânica (ouvido médio).
O som – energia mecânica é transformado em energia bioeléctrica a nível do ouvido interno e assim transmitido ao nervo auditivo e aos centros superiores.
O Reflexo Vestíbulo-Ocular é um reflexo importante para a estabilização do olhar durante os movimentos cefálicos. É o que nos permite olhar à nossa volta enquanto caminhamos, ou mexemos a cabeça sem sentir tonturas, capazes de fixar um objecto, cara ou letreiro.
A manutenção do equilíbrio nas diversas situações do dia-a-dia é uma tarefa complexa que envolve vários sistemas que informam o Sistema Nervoso Central da posição actual, que por sua vez vai integrar estas informações e a partir daí efectuar um conjunto de acções que visam a manutenção ou reaquisição do equilíbrio.
Efectuam-se ainda outras provas para estudar os movimentos oculares em determinadas situações – provas de oculomotricidade (prova sacádica de perseguição ocular e optocinética).