img1 2

A manutenção do equilíbrio nas diversas situações do dia-a-dia é uma tarefa complexa que envolve vários sistemas que informam o Sistema Nervoso Central da posição actual, que por sua vez vai integrar estas informações e a partir daí efectuar um conjunto de acções que visam a manutenção ou reaquisição do equilíbrio.

fig1

As informações sensoriais envolvidas são as vestibulares, visuais e proprioceptivas. As acções desencadeadas são transmitidas através dos sistemas neuromuscular e musculoesquelético.

Assim sendo, a avaliação deste complexo sistema não pode confinar-se apenas a uma parte, vestibular ou outra, devendo ser global, envolvendo vestíbulo, propriocepção e visão.

Uma das ferramentas mais interessantes para o estudo funcional do equilíbrio é a Posturografia Computorizada.

Efectuamos a Posturografia Computorizada com o V.S.R. da NeuroCom.

Este aparelho permite-nos:

 fig2

1. Avaliar os limites de estabilidade

Este teste avalia a capacidade do indivíduo para se movimentar com segurança e rapidez, de forma controlada, dentro dos seus limites de estabilidade conseguindo permanecer estável em zonas fora do seu centro de gravidade.

fig3

2. Análise sensorial

Para avaliação da performance sensorial efectuamos o Teste Clínico modificado de Interacção Sensorial no Equilíbrio (Sensory-modified Clinical Test of Sensory Interaction on Balance (mCTSIB). Este teste avalia a capacidade do indivíduo para manter a estabilidade e controlar o alinhamento do seu centro de gravidade em diferentes condições sensoriais e ambientais.

Com estes dados podemos avaliar se o doente tem uma diminuição do componente sensorial e motor quando comparado com uma amostra de referência do seu grupo etário, e ainda o tipo de dificuldades e implicações funcionais da doença.

fig4

O impacto destas alterações na performance funcional e/ou actividades do dia-a-dia, podem ser caracterizadas da seguinte forma:

Quando existe uma instabilidade exagerada em condições ambientais difíceis, pode haver dificuldade na manutenção do equilíbrio em situações de obscuridade, em ambientes com estímulos visuais conflituantes ou quando existam superfícies de suporte irregulares.
Nas situações em que se denota um alinhamento anormal do centro de gravidade, pode haver instabilidade durante as tarefas de transferência de peso, tal como tentar alcançar um objecto ou passar da posição de sentado para a de pé.

Um atraso no tempo de reacção pode resultar em atraso na adopção da postura ou na resposta ao agente desestabilizante.

Diminuição da velocidade dos movimentos podem resultar em respostas ineficazes a estímulos desestabilizantes.
Restrição da distância do movimento pode resultar em diminuição da segurança e dificuldade em inclinar ou afastar de uma posição central nas diferentes direcções.

Diminuição da performance motora pode resultar em dificuldades na postura durante a marcha, incluindo um aumento da base de suporte, diminuição do comprimento do passo e instabilidade durante as actividades de transferência de peso, tal como alcançar ou sentado – de pé.

Diminuição da performance sensorial e motora pode resultar em dificuldades na postura durante a marcha e transferências de peso, em todas as actividades diárias, em casa e na comunidade, particularmente quando há redução da luminosidade, ambientes com estímulos visuais conflituantes e condições de superfície de suporte irregulares.

Com base nestas informações, poderemos delinear uma estratégia de reabilitação e um plano de tratamento personalizado para a situação clínica específica do doente.

Em relação ao tratamento através da reabilitação vestibular do equilíbrio temos fundamentalmente dois tipos de técnicas, que a maior parte das vezes são complementares:

  • Reforço Sensorial por estimulação optocinética.
  • Reforço e treino postural e motor em plataforma de posturografia.

As sessões de Reabilitação Vestibular são acompanhadas de alguns exercícios que o doente executa no domicílio.

A Reabilitação Vestibular deve iniciar-se o mais precocemente que seja possível.

CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO

Morada:
Avenida da República 1326
4º andar - sala 4.3 e 4.2
4430-192 Vila Nova de Gaia
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª das 14:00h às 18:00h
Marcação de consultas pelo telefone:
dias úteis das 10:00h às 12:30h
e das 14:00h às 20:00h

Telefone: 22 371 63 92 - 91 052 9735 | E-mail: clinicavertigemzumbido@gmail.com